4 de Outubro

Dia Nacional do Bartender


 

Para celebrar os profissionais da área, entrevistamos alguns destaques da cena atual da coquetelaria nacional! Confira!

Em 4 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Bartender. Muito mais do que servir bebidas, a profissão requer muito estudo, carisma e, claro, talento!

Lidar com as exigências do público, estudar as tendências, implementar técnicas, ser criativo e saber harmonizar ingredientes são requisitos básicos para quem quer seguir o caminho repleto de sabores, aromas e paixão dos donos das noites das cidades mais badaladas do mundo!

Conheça um pouco mais sobre a vida de um bartender:

 

 

Formado em gastronomia e embaixador da nossa marca, Tai Barbin atuou em restaurantes e bares pela Oceania e Europa por mais de uma década antes de retornar ao Brasil. Hoje comanda o balcão do NOSSO, um dos bares mais badalados do Rio de Janeiro, localizado no bairro de Ipanema.

Prata Premium Mixers – Quando você se interessou pela profissão?

Tai Barbin – Eu me formei como chef de cozinha na Austrália e exercia a profissão, porém a liberdade de poder interagir com o cliente no balcão, entender por qual motivo ele veio, o que ele está com vontade de beber e poder indicar um coquetel de acordo com o seu perfil sempre me atraiu, ainda mais porque os princípios de harmonização de sabores eram os mesmos da gastronomia. Sendo assim, larguei a cozinha e migrei para o bar!

PPM – O que não pode faltar no seu balcão, além dos utensílios ou ingredientes mais básicos/comuns?

TB – Rum e mixers de qualidade, como os da linha Prata Premium Mixers.

PPM: Qual seu drink favorito (para fazer e/ou consumir)?

TB – Old Fashioned à base de rum. Confira a receita aqui!

PPM – Quais são suas dicas para quem está começando ou pensando em seguir essa profissão?

TB: Estudar e entender a base da coquetelaria, sua história e seus métodos, bem como conhecer os coquetéis clássicos.

 

 

Inovadora e apaixonada pelo o que faz, Stephanie é destaque na cena da coquetelaria. Premiada, foi vencedora dos concursos Patrón Perfectionists, em 2017, e a primeira mulher vencedora da etapa nacional do Jameson Bartender’s Ball, em 2018. Atualmente é head bartender do bar Espaço 13, do qual também é sócia.

Prata Premium Mixers – Quando você se interessou pela profissão?

Stephanie Marinkovic – Em meados de 2015 conheci alguns bares, comecei a fazer uns frellas em restaurantes e logo conheci o Espaço 13, uma casa de chopp e barbearia com tattoo.

No momento em que eu coloquei meus pés no 13 senti que era minha casa. Me apaixonei pela equipe e, então, comecei a dar o meu sangue. Criei um bar de coquetelaria clássica no Bixiga.

Me formei, fiz muitos cursos, incluindo a Academia de Bartenders – ABS. Nunca foi fácil. Muita gente não acreditou em mim pelo fato de eu ser mulher e sofri muito preconceito.

Logo ganhei o Patrón Perfectionists, em 2017, e fui para o México. Depois que voltei, ganhei a etapa nacional do Jameson Bartender’s Ball e fui para a Irlanda. Após isso, virei sócia do Espaço 13, que será minha casa!

PPM – O que não pode faltar no seu balcão, além dos utensílios ou ingredientes mais básicos/comuns?

SM – Bitters, bebidas de qualidade, gelo de qualidade e uma tônica de qualidade, como a Prata.

PPM – Qual o seu drink favorito (para fazer e/ou consumir)?

SM – Negroni. Confira a receita aqui!

PPM – Quais são as suas dicas para quem está começando ou pensando em seguir essa profissão?

SM – Invista em você. Trabalhe duro. Chore se precisar (porque vai!). O nosso estresse diário é muito grande. Tem que gostar! Sempre se atente aos detalhes. Seja humano. Seja limpo. Seja organizado. Pense como o seu bar.

Sabe, o que fazemos é um modo de amar as pessoas. Todos os dias eu amo alguém, ou mudo seu dia, seu humor… Isso é o resultado mais fantástico da nossa profissão!

 

 

Elen é formada em publicidade e propaganda, mas deixou a profissão para dedicar-se à sua paixão maior: a coquetelaria! Atualmente, atua no Riviera Bar e Restaurante, um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo.

Prata Premium Mixers – Quando você se interessou pela profissão?

ES – Após alguns anos trabalhando na área de comunicação, deixei as agências de publicidade para me dedicar à coquetelaria. Minha primeira experiência foi no Tiger Cocktails, em Curitiba. Logo de cara, fui apadrinhada pelos dois melhores bartenders da cidade, Igor Bispo e Vinícius Kodama. Depois disso passei a chef de bar no C´La Vie e, por último, pelo Mais 55, onde tive maior liberdade para inovar e participei de projetos que me levaram para desafios fora da cidade. Depois de uma breve passagem pelo Rio de Janeiro, no Vizinho Gastrobar, estou agora no Bar do Riviera, em São Paulo. Minha maior satisfação é poder transformar um dia estressante em uma noite que pode ficar marcada na vida das pessoas!

PPM – O que não pode faltar no seu balcão, além dos utensílios ou ingredientes mais básicos/comuns?

ES – Gosto muito de trabalhar com ingredientes florais e chás, mas acredito que o que não pode faltar no balcão é simpatia e empatia. Só assim você consegue entender o que o cliente busca da noite dele e fazer dessa experiência algo incrível!

PPM – Qual o seu drink favorito (para fazer e/ou consumir)?

ES – Eu costumo ter fases de coquetéis e agora eu estou na onda do Sbaglito, que é uma variação do tradicional Negroni. Nessa variação o gin é trocado por espumante Brut, o que deixa o coquetel mais leve, mais seco e refrescante, perfeito para o nosso clima quente, que dura praticamente ano todo.

PPM – Quais são as suas dicas para quem está começando ou pensando em seguir essa profissão?

ES: – Eu ainda me sinto nova nessa carreira para dar esse tipo de conselho, mas, quando você entra na profissão, a empolgação vem e a vontade de entrar logo de cara no balcão e sair fazendo mil receitas autorais mirabolantes é imensa! Porém, a área te exige muita calma, existem muitas etapas até chegar à parte de entregar o drink para o cliente. É preciso muita organização, estudo, foco, comprometimento e paixão. É uma profissão com coisas novas surgindo o tempo todo, então é preciso estar muito antenado com tendências e, principalmente, com seu consumidor, porque, afinal de contas, todo esse trabalho é para ele!

 

 

 

 

Riviera Bar e Restaurante – Av. Paulista, 2584 – Consolação, São Paulo – SP

NOSSO – R. Maria Quitéria, 91 – Ipanema – Rio de Janeiro – RJ

Espaço 13 – R. Treze de Maio, 798 – Bela Vista – São Paulo – SP

Leia também